domingo, 1 de abril de 2007

Teste de Q.I. - (Quociente de Inteligência)


Teste de Q.I.

Você acha seu cão inteligente? Ou acha que ele é mais burro que uma mula? Confira como é a inteligência dele, aplicando nele esses interessantes testes, que medem o Q.I. dos cães! O teste foi elaborado pelo famoso psicólogo e adestrador Stanley Coren, e está no seu livro "A inteligência dos cães", publicado no Brasil pela Ediouro Publicações S.A.
(É melhor que você imprima esse teste)
O Q.I. é avaliado por apenas uma parte das manifestações da inteligência, mas muito importante. Aquela que permite a um indivíduo compreender o meio em que vive, interagir com ele e superar os seus desafios. Pode ser chamado de inteligência adaptável. Graças a ela, por exemplo, o cão pode deduzir a rota ideal para ir de um lugar a outro ou um jeito para alcançar uma guloseima aparentemente inacessível. São, no total, 12 testes, sendo que o 7º e o 8º devem ser seguidos, e os demais, podem ser aplicados aleatóriamente. Os testes que envolvem petiscos não devem ser aplicados nem quando o cão acabou de comer, nem quando está morrendo de fome. Você precisará de um cronômetro para contar o tempo que o cão gasta em cada teste, e dar sua devida pontuação. A idade mínima do cão para realizar o teste é de 9 meses para os de grande porte e 1 ano para os outros. A pessoa que aplicará o teste deve ter convivido com o cachorro por pelo menos 3 meses. O cão deve morar no local do teste ! há pelo menos 2 meses. E no final, a somatória dos pontos obtidos em todo o teste mostrará a classificação de acordo com as categorias.

Teste 1 - Aprendizado Por Observação:

Mede o grau de associação entre idéias. Se você costuma sair com seu cão, simular um passeio é um ótimo teste. Se não, faça uma adaptação a outra atividade corriqueira realizada por você com o cão e caracterizada pelo uso de algum objeto específico. Em horário e lugar diferentes do habitual, mostre o objeto para ele (como a coleira, por exemplo) e observe a reação. Pontuação - Se o cão demonstrar interesse e excitação como se soubesse o que vai acontecer e correr até a porta ou vier direto em sua direção, dê 5 pontos. Se não, dê mais uma dica, como ir à porta e parar . Se ele agora der sinais de que entendeu que vai passear, dê 4 pontos. Se não, dê mais uma chance de ele perceber. Vire, por exemplo, a maçaneta da porta, fazendo barulho. Se ele finalmente compreender, dê 3. Caso tenha demonstrado apenas prestar atenção nas atividades anteriores, dê 2. Se não fez nada e nem prestou atenção, dê 1.

Teste 2 - Habilidade Em Solucionar Problemas (Grau 1):

Avalia a habilidadede resolver situações por conta própria, utilizando experiências anteriores. Pegue um petisco, agite-o perto do cão e deixe que o cheire. Ponha o petisco no chão e uma lata sobre ele. Estimule-o a pegar o petisco, com gestos e palavras. Em seguida, meça o tempo. Pontuação - Se o cão derrubar a lata e pegar o petisco em até 5 segundos, dê 5 pontos. Se levar de 5 a 15 segundos, dê 4. Entre 15 a 30 segundos, dê 3. De 30 a 60 segundos, dê 2. Se tentar uma ou duas vezes, cheirando em torno da lata, mas não pegar a isca após 1 minuto, dê 1 ponto. Se não fizer qualquer esforço para pegá-lo, dê 0.

Teste 3 - Aprendizagem Do Meio Ambiente:

Verifica o quanto o cão memoriza a posição dos objetos em um local, criando um mapa mental do ambiente. Escolha um lugar familiar ao cão, com vários objetos. Sem ele ver, mude cinco objetos de lugar. Opte por aqueles de fácil acesso a ele. Leve o cão para dentro do local e comece a medir o tempo, em silêncio Pontuação - Se ele explorar ou farejar qualquer dos objetos trocados de lugar dentro de 15 segundos, significa que percebeu rapidamente a mudança. Dê, então, 5 pontos. Se demorar de 15 a 30 segundos, dê 4 pontos. Se a fizer entre 30 e 60 segundos, dê 3. Se olhar em volta dando sinais de que percebeu algo diferente, mas não explorar nenhuma modificação, dê 2. Se, passado 1 minuto, o cão ignorar as mudanças, dê 0.

Teste 4 - Habilidade Em Solucionar Problemas (Grau 2):

Verifica como o cão sai de uma situação aflitiva. O cão precisa estar acordado e razoavelmente ativo. Faça-o cheirar uma toalha de banho. A seguir, use-a para cobrir a cabeça e parte do corpo dele. Marque o tempo e observe, em silêncio. Pontuação - Se o cão se livrar em até 15 segundos, dê 5 pontos. Se demorar de 15 a 30, dê 4. De 30 a 60, 3 pontos. De 1 a 2 minutos, 2 pontos. Se não tirar a toalha após 2 minutos, dê 1.

Teste 5 - Aprendizagem Social:

Avalia a compreensão visual das expressões emocionais. Quando o cão estiver sentado ou deitado a cerca de dois metros de você, olhe fixamente para a cara dele. Assim que ele olhar para você, conte até 3 em silêncio e dê um grande sorriso. Pontuação - Se o cão vier até você abanando o rabo, dê 5 pontos. Se vier, mas devagar ou abanando o rabo apenas por uma parte do caminho, dê 4. Se estava sentado e ficar de pé ou se estava deitado e se sentar, mas não andar até você, dê 3. Se o cão se afastar de você, dê 2. Se não prestar atenção, dê 1.

Teste 6 - Habilidade Em Solucionar Problemas (Grau 3):

Mede como se sai em desafios que exigem persistência. Mostre um petisco ao cão. Deixe-o cheirá-lo e vê-lo por 5 segundos. Com grande exagero, ponha-o no chão e, enquanto o cão observa, jogue a toalha aberta em cima do petisco. Estimule-o, com palavras e gestos, a pegar o petisco. Marque o tempo. Pontuação - Se o cão estiver com o petisco na boca em até 15 segundos, dê 5 pontos. Em 15 a 30 segundos, dê 4. Em 30 a 60 segundos, dê 3. Em 1 a 2 minutos, dê 2. Se tentar apanhar o petisco, mas desistir, dê 1. Se ele nem tentar em 2 minutos, dê 0.

Teste 7 - Memória de Curto Prazo:

(Imediatamente após esse teste, faça o teste 8). Leve o cão a um ambiente razoavelmente grande (sala) e, com ele vendo, coloque algum petisco em um canto. Deixe o ambiente com ele, e após 15 segundos, volte com ele para a sala sem falar nada, e comece a marcar o tempo. Pontuação - Se o cão for direto ao petisco, significa que memorizou bem. Dê 5 pontos. Se farejar metodicamente ao redor da sala e achar o petisco, é porque não fixou com exatidão o local onde estava o alimento. Dê 4. Se procurar à toa, sem rumo, mas mesmo assim achar o petisco em até 45 segundos é porque não memorizou o local. Está usando o faro e a visão para achá-lo. Dê 3. Se ele tentar achar, mas não conseguir após 45 segundos, dê 2. Se nem tentar, dê 1.

Teste 8 - Memória de Longo Prazo:

Verifica a capacidade de armazenar informações por muito tempo. O procedimento é igual ao do teste 7, mas, ao invés de ficar fora do ambiente por 15 segundos, fica-se 5 minutos. Após o tempo, voltar para o ambiente com o cão e começar a marcar o tempo, sem falar nada. Pontuação - Se o cão for direto ao petisco, dê 5 pontos. Se foi ao quanto onde estava o primeiro petisco e depois rapidamente ao canto certo, ele confundiu os dois locais memorizados. Dê 4 pontos. Se cheirar metodicamente ao redor da sala e achar o petisco, dê 3 (usou o faro e a visão). Se parece procurar à toa, mas acha o petisco em até 45 segundos, dê 2. Se tentar achá-lo, mas sem sucesso após 45 segundos, dê 1. Se nem tentar, dê 0.

Teste 9 - Resolução de Problemas e Habilidade de Manuseio:

Avalia a capacidade de vencer desafios, usando as patas. Faça dois montes, com livros ou tijolos empilhados em cada um, deixando-os um pouco separados. Coloque uma tábua sobre eles. O objetivo é fazer uma espécie de mesa, baixa o bastante para que o cão não enfie a cabeça por baixo dela, mas suficiente para colocar as patas. Ponha sobre a tábua alguns livros pesados ou tijolos para que o cão não a derrube.. Mostre-lhe um petisco e deixe-o cheirá-lo. Com gestos exagerados, ponha o petisco sob a mesa. Estimule o cão a pegá-lo, mas aponte o local. Marque o tempo. Pontuação - Se o cão usar as patas e pegar o petisco em até 60 segundos, dê 5 pontos. De o apanhar em 1 a 3 minutos, dê 4. Se usar só o focinho ou as patas, mas não conseguir pegar o petisco após 3 minutos, dê 3. Se não usar as patas e se contentar em cheirar ou tentar pegar o petisco com o focinho uma ou duas vezes e desistir, dê 2. Se, após 3 minutos, não tiver tomado qualquer iniciativa para pegar o petisc! o, dê 1.

Teste 10 - Compreensão de Linguagem:

Verifica a capacidade de compreender o significado das palavras. Com o cão deitado, no mínimo a dois metros de você, diga uma palavra à qual ele não esteja acostumado, como "microondas". Faça o mesmo tom de voz que costuma usar para chamá-lo. Pontuação - Se o cão mostrar vontade de ir até você, é sinal que reagiu ao tom de voz e não à palavra. Dê 5 pontos. Se não vier, diga outra palavra que ele não esteja acostumado a ouvir, como "espelho", no mesmo tom de voz que usa para chamá-lo. Se ele for em sua direção, dê 4 pontos. Se ele ainda não se manifestar, diga o nome dele e a palavra que usa para chamá-lo. Se ele vier ou mostrar tendência de ir até você, dê 3 pontos. Se não, chame-o mais uma vez. Se vier, dê 2. Se não, dê 1.

Teste 11 - Processo de Aprendizado:

( Esse teste é mais complicado, e exige certa qualificação de quem está aplicando. Então, para quem não quiser aplicar esse, não precisa, e no final, há duas classificações: uma para quem realizou todos os testes e uma para quem deixou de realizar esse. E essa classificação é proporcional à outra). Mede a habilidade de associar uma ação a um comando. Esse teste leva mais tempo que os outros (cerca de 10 minutos), e exige mais qualificação do dono. O cão será induzido a um comportamento desconhecido: levantar-se da posição sentado, dar um passo à frente, dar meia-volta para ficar de frente com você e sentar-se de novo. O cão deve estar sentado, do seu lado esquerdo, com coleira e guia. Etapa 1 a 3 - 1) Com voz clara, dê uma ordem que o cão não conheça, como "frente". Ao mesmo tempo, dê tapinhas com as mãos nas pernas dele, bem acima dos joelhos. 2) Guie-o para ficar na posição frente: dê um passo à frente com o pé esquerdo, e puxe a guia, em sentido horizontal diant! e da cabeça dele, para que levante e avance um ou dois passos. 3) Dê um passo para trás com a perna direita, puxando a guia para obrigá-lo a virar para você no sentido horário. Se for um cão grande, talvez você tenha de dar mais um passo para trás. Elogie imediatamente o cão e/ou dê-lhe um petisco. Coloque-o de novo sentado ao seu lado esquerdo e repita o exercício nas etapas 2 e 3. Etapa 4 a 5 - Igual à 1 a 3, só que você deve dar uma pausa de um segundo após a ordem frente e depois tentar deslocar o cão na posição frente, usando o mínimo ou nenhum movimento com sua perna esquerda. Etapa 6 - Dê a ordem frente e observe. Pontuação - Se ele sair do seu lado e for para a posição frente, mesmo de maneira desajeitada, dê 6 pontos e considere o teste encerrado. Afinal, ele aprendeu todo o movimento do exercício. Se ele não se mexer após 5 segundos guie-o ao lugar certo e recompense-o, como se fosse apenas um treinamento. Etapas e testes subseqüentes - Repita 10 vezes, como treina! mento, a etapa 4 a 5 e depois dê a ordem frente e observe. Pontuação - se o cão executar a manobra toda, dê 5 pontos. Se não, faça mais 10 vezes e repita pela última vez a ordem frente e observe. Se o cão executar o exercício sem nenhuma ajuda sua (não importa se o fizer de forma desajeitada, lenta ou confusa), dê 3 pontos. Se o cão der a volta até a sua frente, mas não sentar, dê 2. Se ficar de pé ao receber a ordem, mas não se mexer, dê 1. Se permanecer sentado dê 0.

Teste 12 - Resolução de Problemas:

Mede a capacidade de desenvolver soluções elaboradas. Pegue um papelão de tal altura que o cão não pule e faça nele um buraco pelo qual sua mão consiga passar. Faça o papelão ficar em pé, prendendo-o com fita adesiva ou barbante em "paredes" laterais (podem ser duas caixas ou cadeiras). O papelão servirá de "barreira". Ponha o cão diante do papelão e peça para alguém para segurá-lo, se for preciso. Fique do mesmo lado. Estimule-o a olhar através do buraco. Com gestos exagerados, introduza um petisco através do buraco e coloque-o no chão a uma distância tal que o cão não possa alcançá-lo com a pata. Marque o tempo e peça ao ajudante que solte o cão, enquanto você o estimula com gestos e palavras a pegar o petisco. Pontuação - Se o cão contornar o papelão e pegar o petisco em até 15 segundos, dê 5 pontos. É sinal de que percebeu que precisava dar a volta. Se levar entre 15 e 30 segundos, dê 4. De 30 a 60 segundos, dê 3. Se não tiver pego o petisco após 60 segundos, p! are de estimulá-lo ativamente e fique calado por perto, marcando o tempo. Se pegar o petisco em 1 a 2 minutos, dê 2. Se tentar alcança-lo, enfiando a pata através do buraco e depois desistir, dê 1. Se não fizer nenhum esforço para pegá-lo após 2 minutos dê 0.

Resultados:

Para quem realizou todos os testes

54 pontos ou mais - Cão considerado brilhante. Um exemplar com esse nível de Q.I. é muito raro.

48 a 53 pontos - Cão excelente, com Q.I. extremamente alto.

42 a 47 pontos - Cão com Q.I. médio superior. Será capaz de fazer praticamente qualquer tarefa que compete a um cão comum.

30 a 41 pontos - Cão com Q.I. médio. Representa um cão normal, que executa algumas atividades, e outras não.

24 a 29 pontos - Cão com Q.I. médio baixo. Embora às vezes o cão pareça agir muito inteligentemente, a maior parte do tempo exigirá muito trabalho para fazê-lo entender o que queremos dele.

18 a 23 pontos - Cão com Q.I. baixo. Pode ter dificuldade em se adaptar às exigências do cotidiano e às expectativas do dono. Mas em um ambiente estruturado, pouco estressante, pode se sair até razoavelmente.

17 pontos ou menos - Cão deficiente em muitas áreas do Q.I.. Pode ser muito difícil conviver com ele.
Para quem deixou de realizar o teste 11

49 pontos ou mais - Cão considerado brilhante. Um exemplar com esse nível de Q.I. é muito raro.

44 a 48 pontos - Cão excelente, com Q.I. extremamente alto.

38 a 43 pontos - Cão com Q.I. médio superior. Será capaz de fazer praticamente qualquer tarefa que compete a um cão comum.

27 a 37 pontos - Cão com Q.I. médio. Representa um cão normal, que executa algumas atividades, e outras não.

22 a 26 pontos - Cão com Q.I. médio baixo. Embora às vezes o cão pareça agir muito inteligentemente, a maior parte do tempo exigirá muito trabalho para fazê-lo entender o que queremos dele.

16 a 21 pontos - Cão com Q.I. baixo. Pode ter dificuldade em se adaptar às exigências do cotidiano e às expectativas do dono. Mas em um ambiente estruturado, pouco estressante, pode se sair até razoavelmente.

15 pontos ou menos - Cão deficiente em muitas áreas do Q.I.. Pode ser muito difícil conviver com ele.
*
Bem pessoal, quis começar a semana com uma matéria na qual achei divertida e interessante.


Eu particularmente, acredito que todos os animais são inteligentes!


Medir QI dos animais...Não sei não...
Quem ama aceita do jeitinho que é...não concordam????
E digo mais!
Essa é a beleza e a maravilha concedida a cada um de nós...
a cada ser...
É A "ESSÊNCIA"


JÁ SEI!!!!!!


VAMOS AMAR SEM MEDIDAS!!!!!!!!


"Não existe verdadeira inteligência sem bondade."

(Beethoven)

"Inteligência é capacidade que se tem de aceitar o que está ao redor."

(William Faulkner)


Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu - (Médica Veterinária - CRMV-PR-7094).

Email: reinodobicho@yahoo.com.br




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